segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Amor em EXTINÇÃO

Existem pessoas  totalmente desacreditadas do amor... pessoas que pensam que hoje em dia é impossível amar alguém, sem que esse amor não seja condicionado, controlado, minado por questões práticas e perfeitamente escusadas. O materialismo que nos rodeia, a ilusão permanente de que há algo para além do que temos à nascença, a independência financeira, entre outras diversões, faz com que acreditemos que amar nunca poderá ser, simplesmente gostar muito de outra pessoa.


Bons tempos aqueles em que amor era um sentimento que unia as pessoas pelo bem querer recíproco, convivência pacífica, cuidado mútuo e responsabilidade compartilhada.

Nos tempos atuais, há uma disputa escancarada por poder. O poder de dominar o outro. Em nome da auto afirmação egóica de "não baixar a cabeça", ninguém está mais disposto a ceder, transigir e relevar.

Perde-se o consenso. Perde-se o apoio recíproco. Perde-se a chance de caminhar de mãos dadas na mesma direção.

Há uma grande ilusão cultural que dita que cada um deva ser bom em sí mesmo; cada um deve ter orgulho de não admitir dependência de nada ou de ninguém; cada um deva ser um farrapo solitário, mas com um orgulho de tamanho vulto que não admite companhia.

Eu sou considerada um ser utópico,  atípico, digamos, estranha, por estar constantemente a insistir neste meu fundamentalismo. Eu, que nem sou de fundamentalismos... Mas há certos luxos da vida que não gostaria de abdicar e um deles (talvez o único), é o AMOR. Há quem me diga que sou de "cliches", que vivo na idade da pedra, que já devia estar adaptada a realidade atual. Se essa "realidade" implica em abdicar de um amor puro, que eu quero viver na ficção, nem que lá esteja sozinha, que é como me sinto quando o amor não me rodeia...

Já cansei-me de disputas, por isso tenho medo! Meu amor é totalmente indefeso, porque só florece em vínculos duradouros e se atrofia com a insipidez de "só ficar". Tenho medo, porque, enquanto eu busco o amor, do outro lado só há quem busque estar mais certo e ser bem melhor. Tenho medo, porque não encontro mais ninguém que seja imperfeito como eu...


Ivana..

Um comentário: